sábado, 22 de junho de 2013

Mobilização: Mais de mil pessoas protestam contra a PEC 37 em Curitiba

Curitiba- Cerca de mil pessoas participam de protesto contra a PEC 37 em Curitiba na manhã deste sábado (22). A concentração começou na Boca Maldita às 10 horas e caminha até a Praça Santos Andrade. Os manifestantes também recolhem assinaturas para um abaixo-assinado contra a PEC 37, a proposta de emenda à Constituição que tira o poder de investigação do Ministério Público (MP) e o concentra nas polícias.
Depois do ato, os manifestantes planejam ir ao Centro Cívico para limpar a destruição causada durante o protesto ocorrido ontem. Estações tubo, prédios públicos e particulares, lojas, restaurantes orelhões e lixeiras foram depredados no confronto entre manifestantes e a polícia. O ato é pacífico e não há registro de ocorrências. Mesmo assim, algumas lojas da XV de Novembro fecharam as portas com medo de tumulto.
O protesto contra a PEC 37 acontece neste sábado em outras 28 cidades do país. No Paraná, além da capital, protestos também ocorrem em Maringá, Telêmaco Borba e União da Vitória. A intenção dos organizadores é fazer um novo ato no dia 06 de julho, às 10 horas, também na Boca Maldita. Um dos organizadores afirma que o protesto tem menos participação por conta dos confrontos da noite anterior. "A população se sentiu acuada e hostilizada de participar por medo da violência", afirma Luan de Rosa e Souza, coordenador nacional do Dia do Basta. Ele reitera que a manifestação é pacífica.
Durante o percurso, o grupo se concentra em rodas e abre o megafone para os participantes falarem. "Saímos do gabinete em função desse perigo - a aprovação da PEC. O Paraná está dando exemplo civil à população. É preciso mostrar para os políticos que estamos insatisfeitos. O povo não pode ser prejudicado e o MP sempre deve estar em função da população", disse no megafone a promotora Carla Nacarini.
A proposta
Se aprovada, a PEC 37 vai alter o Artigo 144 da Constituição Federal, que trata da Segurança Pública. A ele seria acrescido o seguinte item: "A apuração das infrações penais de que tratam os §§ 1º e 4º deste artigo, incumbem privativamente às polícias federal e civis dos Estados e do Distrito Federal, respectivamente".
Diante da tramitação da PEC na Câmara dos Deputados, a proposta gerou uma onda de protestos – que na última semana foram levados às ruas junto a outras reivindicações – sob o argumento de que o projeto, ao barrar investigações por parte do MP, vai beneficiar criminosos.
A proposta seria votada na próxima quarta-feira (26), mas foi adiada por falta de entendimento entre membros do Ministério Público e da Polícia Federal. Ela deve voltar à pauta somente no segundo semestre. — em MAIRINCKNEWS e GP .

Nenhum comentário:

Postar um comentário