terça-feira, 3 de março de 2015

76,1% DOS PARANAENSES DESAPROVAM O GOVERNO DE BETO RICHA (PSDB)

Clique na imagem para ampliar

Curitiba - Passados dois meses da posse para o segundo mandato, a avaliação do governador Beto Richa (PSDB) despencou entre os eleitores paranaenses. Conforme levantamento do Instituto Paraná Pesquisas, encomendado pela Gazeta do Povo, 76,1% dos entrevistados desaprovam o atual governo. O número é quase 50 pontos porcentuais maior do que a avaliação negativa que o governo tucano obteve no final de 2014. Em dezembro, Richa já havia amargado sua pior avaliação desde 2011, segundo o Paraná Pesquisas – na ocasião, 65% dos paranaenses aprovavam sua administração. Agora, em meio à crise econômica e política do Estado, o índice caiu para 19,9% de aprovação. Em novembro de 2011, o tucano havia atingido quase 74% de aceitação entre os eleitores – os índices praticamente se inverteram desde então.
A perspectiva dos eleitores paranaenses em relação a atuação do governo do Estado nos últimos meses também é negativa. Em dezembro, 46% dos entrevistados pelo Instituto apontavam que Richa estava conduzindo o primeiro mandato melhor do que o esperado. Na pesquisa divulgada agora, apenas 3% fizeram a mesma avaliação, enquanto 71% dos pesquisados disseram que o governo do tucano está caminhando pior do que a expectativa. Para quase 23% dos paranaenses, Richa está mantendo a perspectiva dos eleitores – há quase três meses, o índice era de 35%.

Queda de eleitorado

Se as eleições fossem hoje, Beto Richa não iria se reeleger - pelo menos no primeiro turno, conforme aponta o levantamento encomendado pela Gazeta do Povo. Isso porque 57% dos seus eleitores afirmaram ao Instituto Paraná Pesquisas que mudariam de posição, ou seja, não votariam no tucano novamente. No final do primeiro mandato, quase 91% dos que se autoproclamaram eleitores de Richa disseram que votariam no governador novamente e apenas 6% haviam mudado de posicionamento. Entre os que não votaram no governador no pleito de 2010, o índice é ainda mais baixo: apenas 4% dos eleitores pesquisados escolheriam o tucano nas urnas hoje. 

Sobre o pacotaço do governo

A crise financeira do estado e os recentes “pacotes de maldades” enviados à Assembleia Legislativa pelo Executivo na tentativa de reequilibrar o caixa financeiro do governo podem explicar a queda livre nos índices de aprovação do governador Beto Richa (PSDB) nos últimos três meses. O Instituto Paraná Pesquisas mediu o grau de conhecimento e a avaliação dos eleitores paranaenses sobre as últimas medidas do governo do estado. Quase 75% dos pesquisados afirmaram conhecer o pacote de aumento de impostos do governo, aprovado em dezembro pelos deputados. Entre os que tomaram conhecimento do aumento de tributos, 96% desaprovaram as medidas, que incluem o aumento do IPVA e do ICMS. A maioria dos entrevistados (76%) também rejeita o pacote de austeridade que o governo tentou aprovar no início do mês passado. Entre as medidas, estavam o corte de gastos, benefícios para servidores e mudanças na Paranáprevidência. A tentativa do governo acabou na ocupação da Assembleia pelos professores, que seriam os maiores prejudicados. A categoria se mantêm em greve desde então. Paralisação que conta com o apoio de 90% da sociedade paranaense. Diante do desgaste político, Richa voltou atrás e decidiu dividir o pacotaço para enviar partes do projeto para apreciação na Casa e sem utilizar o recurso da comissão geral – o popular “tratoraço”, em que as matéria são votadas num único dia. Assim, as propostas devem tramitar normalmente entre as comissões temáticas da Assembleia. A percepção dos eleitores paranaenses sobre as áreas de “gargalo” do governo do estado também mudou. Historicamente, os setores mais mal avaliados nos levantamentos do Instituto Paraná Pesquisas eram saúde e segurança. Agora, segundo a nova avaliação, a área que mais necessita de atenção é a educaçãoCerca de 72% dos entrevistados apontaram como ruim ou péssimo o desempenho do governo do estado nessa área. Quase 17% consideram que a gestão da educação no Paraná é regular, enquanto que cerca de 10% avaliam positivamente o setor. A gestão da saúde aparece agora em segundo lugar como pior área do governo paranaense – cerca de 59% dos eleitores consideram que a administração da área é ruim ou péssima. Quase 54% dos entrevistados avaliam negativamente a segurança pública do estado e 46% consideram ruim a condução do governo na área socialA pesquisa foi feita entre os últimos dias 23 e 27 de fevereiro.
 Fonte/GP

MAIRINCKNEWS

Nenhum comentário:

Postar um comentário