quinta-feira, 16 de agosto de 2012

IMPRENSA: SENADO APROVA EXIGÊNCIA DE DIPLOMA PARA JORNALISTAS



PEC foi votada em segundo turno e será encaminhada para a Câmara

Brasília- O plenário do Senado aprovou em segundo turno a proposta de emenda constitucional 33/2009, que estabelece a exigência do diploma de curso superior em jornalismo como requisito para o exercício da profissão de jornalista. Em 2009, o Supremo Tribunal Federal (STF) derrubou a exigência do diploma para jornalistas. A proposta foi aprovada com 60 votos favoráveis e 4 contrários. A emenda terá ainda de ser votada em primeiro e segundo turno na Câmara dos Deputados. Se for modificada na Câmara, volta para nova apreciação do Senado. Por se tratar de uma proposta que modifica a Constituição, na hipótese de passar por todas as etapas no Congresso e vir a ser posteriormente sancionada pela presidente da República, a medida passa a vigorar, mesmo com a decisão anterior do Supremo, contrária à exigência.“Ao apresentar esta matéria, eu fui motivado pelo que consta na Constituição. Todas as profissões são regulamentadas pelo Poder Legislativo. A profissão de jornalista exige um estudo científico, que se aprende na universidade. Não é justo que um economista diga: '‘meu diploma vai valer, o seu não vai'’, disse o autor da matéria, senador Inácio Arruda (PC do B-CE).
O relator defendeu que fosse cumprido o acordo de líderes, fechado antes do recesso parlamentar, que havia previsto a votação da matéria para a primeira semana de agosto num esforço concentrado do Congresso. Com o acordo mantido, a matéria foi levada para votação.“É da maior importância a decisão que o Senado toma de aprovar a PEC que reestabelece o diploma, que faz com que o jornalista profissional estabeleça seu direito de trabalhar”, afirmou.

Discussão

Durante a discussão, o senador Aloysio Nunes (PSDB-SP) foi o único que defendeu que o diploma não seja obrigatório."Será uma aberração colocar na Constituição. Nenhuma outra profissão tem essa aberração. Por razões meramente sindicalistas. Este mesmo sindicalismo que pleiteia o controle social da mídia", disse o senador. "Eu sempre me coloquei contra, e vou votar contra em nome da liberdade de expressão”, afirmou. As senadoras Ana Amélia Lemos (PP-RS) e Vanessa Graziottin (PCdoB-AC), defenderam a proposta logo na sequência das críticas feitas por Nunes. "Voto a favor, acreditando que estamos votando a favor do bom jornalismo do país”, disseO senador Paulo Davim (PV-RN) também destacou a importância da categoria e do diploma. “Não existirá democracia consolidada se não tivermos imprensa livre e jornalistas comprometidos com a ética”.

Supremo
A exigência do diploma foi derrubada em junho de 2009 pelo Supremo Tribunal Federal (STF). Na ocasião, por oito votos a um, os ministros atenderam a um dos Sindicatos das Empresas de Rádio e Televisão no Estado de São Paulo (Sertesp) e do Ministério Público Federal (MPF), que pediam a extinção da obrigatoriedade do diploma. O recurso contestava uma decisão do Tribunal Regional Federal da 3ª Região (TRF-3), que determinou a obrigatoriedade do diploma. 

sexta-feira, 3 de agosto de 2012

SANDRA MARA É CANDIDATA A VEREADORA EM CONSELHEIRO MAIRINCK

ELEIÇÕES 2012

POR UMA MAIRINCK HUMANA E SOLIDÁRIA VOTE SANDRA MARA 55 999 E CONFIRME O VOTO
         
  Prezados amigos e amigas mairinquenses


  Em outubro vamos às urnas para eleger prefeito e vereadores. Acredito que é chegado a hora da renovação. Uma renovação que venha de encontro com os interesses de nossa amada gente e que, muitas vezes, é humilhada quando necessita da ajuda do poder público, seja por parte do executivo como do legislativo. 

Sou uma mulher guerreira, viúva e mãe de um casal de filhos. Católica,mas respeitando todas as crenças religiosas, estou pronta para lutar por um município com mais justiça social e infraestrutura, como por exemplo, recuperar e equipar nossos hospitais, contratar novos médicos, principalmente nas áreas de geriatria, pediatria, ginecologia e obstetrícia.


Além disso, vou lutar contra qualquer tipo de injustiça que possa vir tanto dos assessores, como do prefeito e colegas eleitos. Quando houver concurso, que passem os que têm maior conhecimento ou sorte e não os candidatos "supostamente apadrinhados". Também pretendo, ao lado do novo executivo e, se Deus quiser, de meus futuros colegas na Câmara, desenvolver projetos em diferentes áreas além da saúde, como: cultura, esporte, lazer, trabalho, dentre outros. 

 Apoiarei de forma efetiva nossos educadores para que os mesmos possam desempenhar com mais qualidade toda e qualquer renovação na esfera estudantil. E, assim, alavancarmos o empreendedorismo que nosso município tanto precisa, beneficiando a população que espera por um trabalho.
Vale lembrar que  os políticos eleitos não são "patrões do povo", pelo contrário. A sociedade  é quem paga um bom salário, tanto para o prefeito como para os vereadores, para que os mesmos a represente de maneira competente, digna e com ações transparentes.

Acredito também que em nosso município os contribuintes não podem ser tratados como de situação ou oposição ao prefeito.Esse tipo de pensamento é ultrapassado para não dizer vergonhoso e desumano.Todos que moram aqui merecem respeito e carinho, principalmente da classe política. 


Nunca aceitei e vou aceitar qualquer tipo de perseguição política ou tolhimento da liberdade de expressão e pensamento de qualquer  indivíduo que esteja insatisfeito com a administração, seja funcionário (a) da prefeitura ou não.

Se você é mais um cidadão ou cidadã mairinquense que pensa como eu, peço-lhe então o seu voto.

Sou a Sandra Mara. A Sandra que trabalha no Posto de Saúde e filha da Calila.Sem medo de encarar mais um novo desafio, se eleita, não esconderei de meus eleitores e lutarei para que possamos viver numa cidade com mais qualidade de vida, humana e solidária.Ajude-me, através de seu voto, a ser a sua representante na Câmara Municipal.Desde já agradeço..

PARA VOTAR EM SANDRA MARA TECLE OS NÚMEROS 55 999 E CONFIRME O VOTO.

"Um sonho que se sonha só, é só um sonho.Mas sonho que se sonha em conjunto é realidade" Raul Seixas
                                   
                                              SANDRA MARA 55 999
                                            VEREADORA  
http://youtu.be/xUzeIy7EaOc